Papo de Coaching

O dia em que Gil Vicente descobriu suas qualidades profissionais

09 jul 2015
  • Compartilhe:
Imagem de jesadaphorn no FreeDigitalPhotos.net

Imagem de jesadaphorn no FreeDigitalPhotos.net

As respostas da Pesquisa de Talentos são, em geral, respondidas para o coach, que as analisa e apresenta ao cliente. Foi assim com as mensagens dos colegas de Gil Vicente. Para mostrar a ele o que disseram, preparei uma lista com os talentos que foram mencionados com mais frequência.

– Gil, aqui estão seus talentos enviados por seus colegas e algumas declarações sobre eles que me chamaram atenção:
• Otimismo
“É bem-humorado. Mesmo nos piores momentos, o Gil sempre tem uma tirada boa e um jeito animado de ver as perspectivas futuras com bons olhos.”
• Altruísmo/Empatia
“Gil está sempre atento aos sentimentos do próximo e tem uma habilidade incrível de ajudar o outro.”
• Capacidade de planejamento
“Algumas pessoas se atrapalham bastante ao avaliar todas as variáveis, pensar numa estratégia e traçar os planos para um projeto, por exemplo. O Gil, não. Ele faz isso com muita naturalidade.”
• Bom orador
“O Gil tem uma habilidade incrível para falar em público e expor ideias de forma clara e convincente.”

– Que interessante isso, Rangel. Estou envaidecido. E feliz. O que essas pessoas acham de mim é, coincidentemente, o que eu mais gosto na minha personalidade.
– Que bom! Nem todos os coachees são assim. Muitos descobrem aqui, com este exercício, suas qualidades.
– Pois é. Mas eu não tinha certeza de que os outros percebiam essas características sobre mim. Descobri agora.
– Ótimo. Vamos levar isso em consideração para, nas próximas sessões, pensarmos juntos nas suas possibilidades de carreira. Quero também que, ao longo desta semana, você preencha este questionário chamado Âncoras de Carreira. Falaremos sobre ela na semana que vem.

Papo de Coaching é uma seção fixa onde discuto assuntos sobre os quais trato dentro do meu escritório. Às quintas-feiras, conto a vocês as histórias de uma pessoa especial, o Gil Vicente. Ele é um personagem fictício, mas suas dúvidas e angústias são muito reais. A voz de GV é a voz de outros clientes que, todos os dias, colocam em dúvida o que estão fazendo para viver, enfrentam desafios para se relacionar melhor no ambiente corporativo, para disputar uma promoção, para dar conta de muitas tarefas em um só dia. É disso que falaremos nesta coluna.  

  • Compartilhe:
Comente (0)
Comentários